sexta-feira, 2 de maio de 2008

olá pessoal,
Estamos enviando o resumo de um artigo como combinado em aula!

TEMA DO PROJETO:
Mecanismos utilizados pelos profissionais na condução da assistência sexual da mulher em postos de saúde de Salvador e a apreensão das usuárias acerca deste serviço

ARTIGO:
SOUTO, Cláudia Maria Ramos Medeiros et al . Tendências das pesquisas de enfermagem em saúde da mulher no período de 2001 a 2005. Texto contexto - enfermagem, Florianópolis, v. 16, n. 4, 2007 .

RESUMO

O objetivo deste estudo é analisar as tendências das pesquisas na área de saúde à mulher, publicadas nos Anais dos Congressos Brasileiros de Enfermagem, no período de 2001 a 2005. Para tanto foi realizado uma pesquisa bibliográfica.


A população do estudo consistiu em resumos com enfoque na saúde sexual e reprodutiva, gênero e violência da mulher publicada nos Anais dos Congressos Brasileiros de Enfermagem, no período de 2001 a 2005. Esta pesquisa teve por resultado 1.494 resumos o qual foi necessário um outro método de exclusão, ou seja, teria que ser resumos de relatórios de pesquisa. A amostra diminuiu para 960 resumos.

Os dados foram coletados mediante a utilização de um formulário estruturado, contendo questões referentes com a proposta da pesquisa, incluindo: métodos de estudo adotados, sujeitos das pesquisas, cenário da investigação, região do país em que a investigação se realizou, área de atuação dos autores, diretrizes e ações programáticas preconizadas pelas políticas públicas vigentes na área da saúde da mulher, bem como a literatura disponível sobre as tendências das pesquisas de enfermagem. Os dados foram analisados de acordo com a estatística descritiva.

Encontrou-se uma prevalência da abordagem qualitativa nas pesquisas, um significativo número de resumos nos quais está ausente o método de pesquisa adotado pelos autores, além da falta de informações de importância metodológica.

Quanto aos sujeitos a maioria das pesquisas envolveu mulheres adultas seguidas de adolescentes e idosas. Os estudos com adolescentes apontaram uma tendência à ampliação de ações direcionadas a esse grupo, em decorrência do número acentuado de gestações não planejadas, abortamentos, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Observou-se um baixo e decrescente número de pesquisas com mulheres idosas.

Contatou-se um elevado percentual dos estudos em instituições hospitalares representadas por hospitais, maternidades e ambulatórios, com forte tendência a sua extensão para os serviços de atenção básica e para a comunidade. Observou-se a predominância de pesquisas de autoria de docentes seguida daquelas cujos autores são estudantes de graduação e enfermeiros assistenciais.

As temáticas gestação e pré-natal, parto e puerpério, aliadas à humanização congregaram o maior número de trabalhos, evidenciando uma prática profissional e de pesquisa voltadas para a atenção à saúde da mulher. Segundo o autor culturalmente ainda é a mulher - no ciclo reprodutivo - a cuidadora e provedora da saúde dos filhos e da família em geral e é ela que forma vínculo com o sistema de saúde, portanto, constata-se sua presença predominante nas pesquisas. Sendo assim, considerou-se que a expansão e extensão dos cenários de investigação além de evidenciarem mudanças na atenção à saúde, mostram uma ampliação de setores e serviços em que a enfermagem pode e deve atuar, validando sua importância enquanto prática social em todos os níveis de atenção à saúde da mulher.

Verifica-se a partir dos resultados do estudo, uma tendência à investigação de temas que guardam uma forte relação com as políticas públicas e com os problemas de saúde da mulher. Destaca-se no estudo, a participação de outros profissionais não enfermeiros como médicos, psicólogos, assistentes sociais, administradores, nutricionistas e pedagogo. Essas parcerias poderiam influenciar em transformações significativas na assistência e no elo de docência e assistência/teoria e prática, amplamente discutido nos âmbitos acadêmicos e institucionais como fator co-responsável pelo desenvolvimento da profissão.


Grupo de pesquisa:
Ana Paula Plantier, Daniela Miranda, Karina Neville, Roberta Reis e Uila Neri.




5 comentários:

Anônimo disse...

Após a leitura desse resumo, pude ter uma idéia do que é de fato um resumo de artigo na prática. (Valeu, meninas!!)
Achei que o objetivo foi descrito de forma bem explícita e clara, assim como os participantes e o resultado.
Os autores optaram por uma ausência de teoria explícita? Pelo que pude perceber, eles utilizaram um método mais descritivo baseado em outras pesquisas sem firmar uma teoria base.
Enfim, achei o tema do artigo muito imteressante e o resumo bem estruturado.

Gerusa disse...

Achei bem interessante resumo, ficou claro tema/objetivo, método de coleta e análise dados e principais resultados encontrados pelos autores. Sendo o estudo em questão uma pesquisa bibliográfica, deve fornecer uma visão ampla da literatura e resultados encontrados por estudos relacionados ao tema e servirá p/ auxiliar vocês na construção de uma visão panorâmica dos estudos sobre tema.
Em relação ao Tema, fiquei com uma dúvida acerca dos profissionais referidos, o enfoque da pesquisa de vocês é só nos profissionais psicólogos ou inclui outros profissionais da área saúde, como: enfermeiros, médicos, assistentes sociais, em uma abordagem de mecanismos de atuação multidiscisplinares?

Ana Thereza Martins disse...

Gostei deste artigo que pareceu ser bem pertinente ao trabalho de vocês, a ver o resultado sobre a investigação das políticas públicas e problemas da saúde da mulher. Por ser bastante recente, acredito que tenha ajudado bastante vocês no direcionamento do projeto, principalmente no que se refere às lacunas neste campo de estudo.
Acreditava que por se tratar de uma pesquisa bibliográfica , ficaria um pouco mais difícil descrever os métodos utilizados, uma vez que o artigo deve ter feito uma reunião de diferentes tipos de pequisa, mas vocês, de maneira objetiva, conseguiram passar as informações necessárias deste.
Boa sortre no projeto!

Suilan Rossiter disse...

Como Marília teve dificuldades de acessar o blog, ela me pediu que postasse o comentário dela:

Marilia Pena disse....

O resumo postado pela equipe apresentou com clareza o objetivo, o foco dado à investigação, a estratégia de pesquisa adotada bem como o procedimento metodológico. Mostrou as análises dos dados, os resultados encontrados e as reflexões decorrentes dos mesmos. O resumo por não ser muito extenso proporcionou uma leitura dinâmica e eficiente. Por fim, ressalto a adequação do texto tem ao tema de pesquisa do grupo.

Uila disse...

Olá Gerusa!Respondendo a sua pergunta, o grupo pretende trabalhar com todos os profissionais envolvidos na orientação sexual da mulher e não de forma restrita aos psicólogos.

Atenciosamente.