segunda-feira, 12 de maio de 2008

Projeto: Significado da AIDS para adolescentes de uma escola pública de Salvador

WUO.M. (2003). AIDS na Escola: os Contextos e Representações sociais de Estudantes de Ensino Médio. Tese de Doutorado. Instituto de Psicologia. PUCCAMP, Disponível em: http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_arquivos/6/TDE-2006-08-21T055503Z-1187/Publico/MOACIR%20WUO%20tese.pdf

Na tese de doutorado de Moacir Wuo (2003), encontramos uma pesquisa que teve como principal objetivo descrever e caracterizar as Representações Sociais de adolescentes sobre a AIDS e sobre atividades e/ou programas de prevenção à AIDS desenvolvidas nas escolas.
O referido estudo foi realizado em escolas de 10 Municípios do Estado de São Paulo, das quais foram sujeitos 440 alunos de 1ª e 3ª séries do Ensino Médio. O instrumento utilizado para coleta de informações foi um questionário com questões abertas e fechadas com dimensões do contexto familiar e social, situação de risco e Representações Sociais sobre AIDS e programas de prevenção à AIDS. As respostas foram analisadas pela técnica de Análise de Conteúdo de Bardin.
Os resultados dessa pesquisa apontaram que os adolescentes se preocupam pouco com a AIDS. Nas Representações Sociais da AIDS, “destacaram-se aspectos biológicos-medicalizados” com baixas referências à prevenção e conhecimentos distorcidos sobre transmissão e prevenção. A 3ª série manifestou maiores insatisfações e falta de interatividade nos programas de intervenção. De maneira geral os adolescentes reproduzem as Representações Sociais de professores sobre a AIDS via atividades de prevenção nas escolas.
A forma como o tema foi explorado pelo autor apresenta-se bastante atual e aplicável a outros contextos, as relações entre as representações sociais da AIDS e os contextos familiar e social mostraram-se pertinentes ao estudo, no entanto a busca das informações para as relações entre as inúmeras situações do cotidiano dos adolescentes demandaram a aplicação de um questionário muito extenso, que totalizou 66 questões, 59 fechadas e 3 abertas, o que poderia ter gerado fadiga nos sujeitos estudados e, de certa forma, enviesando a pesquisa, possivelmente resultando em um estudo que não investiga tudo o aquilo o que propõe.



THIENGO, Maria A; OLIVEIRA, Denize C.; GOMES, Antonio M. T.. AIDS e representações sociais: uma análise comparativa entre subgrupos de trabalhadores. Psicologia:Teoria e Prática - 2004, ed. especial: 91-104. Disponível em: http://pepsic.bs-psi.org.br/pdf/ptp/v6nspe/v6nspea07.pdf

Nessa pesquisa, o título (Representações Sociais do HIV/AIDS entre adolescentes: implicações para os cuidados der enfermagem) deixa bastante claro o objetivo do estudo de analisar as representações sociais do HIV/AIDS para adolescentes, com a finalidade de se desenvolver técnicas de promoção da saúde no campo da enfermagem.
Na metodologia utilizada nessa pesquisa recorreu-se a um abordagem quali-quantitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, na sua vertente moscoviciana. Como técnica de coleta de dados utilizou-se a entrevista semi-diretiva, com a elaboração de um roteiro temático composto de 16 temas para a orientação das entrevistas. Esse roteiro foi construído a partir de três dimensões: “conhecimentos e atitudes acerca do HIV/AIDS”, “práticas e relações sociais como elementos comportamentais” e “formas de enfrentamento como elemento afetivo implicado nas representações sociais”.
Os participantes do estudo foram 15 adolescentes, com idades entre 12 e 20 anos, portadores e não portadores do HIV/AIDS. Os resultados obtidos apontaram para 5 classes de respostas: A AIDS como sintoma, na qual predominam respostas que indicam que a AIDS é uma doença que mata e não tem cura; A AIDS como distinção entre o normal e o patológico, onde observa-se uma distinção entre uma vida sem o HIV (normal) e uma vida com o HIV (patológica); A AIDS e os relacionamentos interpessoais, nessa classe os adolescentes apontam para a dimensão afetiva da representação social e refletem os preconceitos e a rejeição em relação aos portadores do HIV; Vida social na adolescência, o conteúdo dessa classe revela a fala dos jovens sobre seu cotidiano, não especificando associações com a AIDS; Conhecimentos e práticas acerca do HIV/AIDS, nessa classe observa-se que os adolescentes conhecem as informações básicas sobre as formas de contágio e de prevenção do HIV.
Por ser uma pesquisa basicamente qualitativa, não houveram condições para que se pudesse separar uma amostra mais significativa para a realização da pesquisa, no entanto os dados obtidos são relevantes, a classificação das respostas feita pelos autores permitiu ao leitor ter uma noção sobre as Representações sociais do jovem e seus comportamentos mediante a essas suas representações e das pessoas de seu círculo social.



Equipe: Andayê Sant'Anna, Alexandre Lino, Jamile Roriz, Leonardo

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