Projeto: Significado da AIDS para adolescentes de uma escola pública de Salvador
Título: Azevedo, Regina Lígia W; Fonseca, Aline F; Coutinho, Maria da Penha L; Saldanha, Ana Alayde W. Representações sociais da adolescente feminina acerca da sexualidade em tempo de aids. DST j. bras. doencas sex. transm. v.18 n.3 p.204-210, 2006.
Os autores do artigo tiveram como objetivo verificar as representações sociais da sexualidade e da aids compartilhadas por adolescentes do gênero feminino de uma escola pública e privada.
Título: Azevedo, Regina Lígia W; Fonseca, Aline F; Coutinho, Maria da Penha L; Saldanha, Ana Alayde W. Representações sociais da adolescente feminina acerca da sexualidade em tempo de aids. DST j. bras. doencas sex. transm. v.18 n.3 p.204-210, 2006.
Os autores do artigo tiveram como objetivo verificar as representações sociais da sexualidade e da aids compartilhadas por adolescentes do gênero feminino de uma escola pública e privada.
O estudo foi realizado em duas escolas de João Pessoa / PB, com a amostra de 110 adolescentes sendo 50 de escola pública e 60 de escola privada com a idade entre 12 e 19 anos. Como instrumento da pesquisa, foi utilizada a Técnica de Associação Livre de palavras. As palavras utilizadas como estímulos foram: eu mesmo, adolescência, sexualidade, aids e prevenção. Para análise dos dados, estes foram processados através do software Tri-Deux-Mots que permite a verificação gráfica das variáveis fixas (idade e tipo de escola) e variáveis de opinião (crenças, estereótipos). Esses dados foram processados pela Análise Fatorial de Correspondência (AFC) que destaca eixos que explicam as modalidades de respostas mostrando os conteúdos apreendidos nos discursos das adolescentes diante dos estímulos indutores.
Na análise dos resultados na evocação das palavras eu mesma as adolescentes tanto da escola pública como privada apresentaram uma auto- estima elevada e as mais velhas se representaram como mais autoconfiantes do que as mais jovens. Em relação ao estímulo indutor adolescência, as adolescentes das duas escolas emergiram palavras relacionadas a risco o que conclui uma vulnerabilidade social, quanto a idade as mais velhas apresentaram um amadurecimento maior do que as mais jovens. No estímulo indutor sexualidade as adolescentes da escola pública demonstraram maior preocupação com a gravidez o que foi ausente na representação das estudantes da escola privada, já em relação a idade as mais velhas demonstraram maior responsabilidade e maturidade para lidar com o tema. Na evocação da palavra aids as adolescentes da escola pública demonstraram ter mais informação sobre prevenção e as conseqüências da aids, quanto a idade a mais jovens representaram a aids como algo ruim o que não foi significativamente diferente das mais velhas. Na evocação da palavra prevenção todas as adolescentes representaram como algo positivo e certo. Em relação as variáveis de opinião demonstraram a importância e a necessidade de prevenção das DST/aids, tendo como segurança a camisinha para preservação da saúde, além disso, o conhecimento do senso comum, dessas jovens, intercalam com o instruído podendo ser observadas contradições, similaridades, cognição, afeição, emoção, racionalidades como condições que estão presentes no cotidiano das adolescentes que pode torná-las vulneráveis.
De acordo com o estudo, os autores ressaltam a importância de compreender alta incidência dos casos de aids entre as adolescentes como um fato de grande relevância social que está relacionado aos aspectos psicológico, socioeconômicos e culturais, que podem interferir de forma consistente na vulnerabilidade á infecção pelo HIV.
Equipe : Andayê Sant'Anna, Alexandre, Jamile Roriz, Leonardo
2 comentários:
Olá colegas.
Acredito que o estudo em questão constitui uma fonte de informações significativa para o tema de pesquisa
proposto pelo grupo. Gostaria no entanto de pontuar algumas questões.
O trabalho mostra-se válido para a discussão do tema sexualidade, posto que pretende compreender a alta incidência dos casos de aids entre as adolescentes. Contudo acredito que o recorte amostral é pouco significativo para a replicabilidade do estudo num contexto macro.
Em termos de coleta e análise de dados, a pesquisa poderia utlizar-se de outras variáveis fixas, como renda familiar, orientação sexual e outras relativas à situação socioeconômica dos sujeitos.
Um aspecto que considero positivo para o trabalho é que certamente a equipe deverá encontrar referência abundante, face o grande número de trabalhos existentes no campo das representações socias, se se pretende conduzir a pesquisa por essa vertente, naturalmente.
Achei o artigo interessante, porém com algumas limitações para a pesquisa proposta pelo grupo.Assim como, exposto por Fábio , também achei a amostra limitada.A cidade de João Pessoa possui uma população muito menor que a de Salvador e aspectos socio-culturais diferenciados, o que pode implicar em algumas diferenças significativas quanto ao "perfil" que consideramos dos alunos de escola pública em Salvador.
Achei muito válido a relação entre o tema sexualidade e a AIDS, que poderia ser explorado também pelo grupo para elucidar melhor a questão proposta.
Do mais, acho muito interessante entender o signficado dado pelos adolescentes, pois há uma relevância social importante na elucidação de questões como possíveis mitos,preconceitos,falta de informções,etc desses jovens.
Além disso, proponho que o grupo pense em incluir um olhar(adicional) sobre a variável gênero no estudo, visto que, atualmente os casos de aids predominam nas mulheres.
Espero ter contribuido,muito boa a escolha do tema.
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