TEMA: Criança-contexto: formas e conteúdo das brincadeiras de crianças com câncer
MESTRANDA: Sabrina Torres Gomes
PROFª : Andrea Fernandes
O projeto de pesquisa em questão aborda as preferências lúdicas das crianças com câncer na relação criança-contexto. O objetivo da mesma é descrever e caracterizar o contexto das crianças, com suas brincadeiras lúdicas, tendo como objetivos específicos descrever as atividades lúdicas observadas, identificar quais são as atividades mais freqüentes, bem como sua relação ou não com o câncer e também a relação do tratamento e atividades lúdicas realizadas. Apoiada sob o prisma da teoria evolutiva, a pesquisa se constitui num estudo exploratório, com a utilização da observação naturalística. Para isso, a pesquisadora utilizou folhas de registro, máquina fotográfica e câmera digital. A observação direta realizada na pesquisa ocorreu numa instituição que acolhe crianças com seu cuidador, com câncer do interior da Bahia, abrangendo atividades livres e dirigidas.
Na etapa piloto das observações, foi definido que a coleta de dados comportaria dez sessões, com trinta minutos para cada criança, admitindo a condição da criança estar no pátio e não ter sido observada anteriormente. Dessa forma, foi realizada um análise preliminar, cujos resultados puderam definir algumas categorias descritivas, tais como: relação da criança com outras crianças/adulto/cuidador, tipos de brincadeira, verbalização, entre outras.
Algumas considerações foram realizadas sobre o trabalho, inclusive pela própria pesquisadora, como por exemplo, aspectos relacionados ao cruzamento de dados. Outros itens questionados foram a questão de gênero (se é relevante ou não abordar essa questão na pesquisa), o impacto que a câmera fotográfica pode ocasionar no campo, e uma atenção específica no contexto da casa de apoio, com os diferentes tipos de câncer, com características próprias.
Grupo: Ana Paula Plantier, Daniela Miranda, Karina Neville, Roberta Reis, Uila Neri.
sábado, 30 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário