quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Seminário de Qualificação

Equipe: Alexandre, Amanda, Andayê, Jamile, Lhaís, Nelma.

Mestranda: Eliana Edington da Costa e Silva
Prof. Leitor: Sônia Godim

O trabalho apresentado teve como tema "Comprometimento organizacional versus Consentimento: explorando os limites conceituais e empíricos entre os constructos". Objetivou-se retomar o enfoque sociológico afim de analisar de que forma o constructo consentimento se relaciona com o constructo comprometimento - utilizado na Psicologia - levando em consideração os limites conceituais e empíricos. Para tal pesquisa, foi necessária uma revisão de literatura acerca dos constructos e posteriormente foi aplicado um questionário auto-aplicável, com itens fechados, em trabalhadores com vínculo formal nos diferentes constextos organizacionais. Para a análise dos resultados, foi feita a codificação dos dados quantitativos no programa SPSS. Os resultados demonstram que há uma confusão nos conceitos dos constructos e a necessidade de um aprofundamento teórico acerca deles.


Mestranda: Ana Úrpia
Prof. Leitor: Ana Cecília Bastos

O trabalho apresentado teve como tema: "Mulheres em transição: significado do tornar-se mãe no contexto acadêmico". O problema de pesquisa é a maternidade na juventude, que significados são construídos por jovens mulheres que se tornam mães no contexto acadêmico. Foi utilizado o método biográfico interpretativo e a entrevista narrativa temática como instrumento de pesquisa. O local de pesquisa foi a Creche da Universidade Federal da Bahia. As participantes foram cinco mulheres, com idades entre 19 e 29 anos, que vivenciam o processo de transição na academia e cujos filhos têm idades entre quatro meses e dois anos. A análise dos dados foi baseada na análise fenomenológica interpretativa. Foram analisadas dimensões da vida familiar e universitária. Os resultados obtidos apontam para a existência do desafio central de conciliar as atividades acadêmicas com as atividades de casa e o sentimento da maternidade idealizada confrontando-se com os sonhos de realização profissional.
Na opinião da professora leitora, a pesquisadora deve incorporar mais a teoria na análise dos dados e ampliar a literatura sobre o aborto, comentado apenas na introdução.

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