quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Seminário de Qualificação

Data: 20/08 Horário: 8:30
Mestrando: Paulo Henrique do Carmos
Prof. Leitor: Eulina
Prof. Orientador: Patrícia Alvarenga

Título: Práticas Educativas Coercitivas em Mães de Diferentes Níveis Sócio-econômicos.

O presente estudo objetiva investigar o uso das práticas coercitivas em mães de diferentes níveis sócio-econômicos, tendo como uma das hipóteses principais a de que mães de nível sócio-econômico baixo utilizam mais práticas coercitivas que as mães de nível socio-econômico alto. A prática contou com 40 mães entre 25 e 45 anos, as quais tinham filhos entre 5 e 6 anos (20 meninos e 20 meninas), e vivem com os parceiros a mais de 3 anos. Os dados foram coletados em uma escola púlica da periferia e uma escola privada de Salvador. O método consiste numa pesquisa correlacional, apresentando num primeiro momento o Termo de Consentimento e utilizando como instrumentos entrevistas sobre práticas educativas maternas, entrevistas sobre as crenças da eficácia da coersão e fichas de informações sócio-demográficas da família. Para a análise de conteúdo houve uma identificação de unidades de análise nas entrevistas, e sua poesterior codificação. Como categorias das práticas maternas coercitivas estão 1)Punição física, 2)Ameaça de punição física, 3)Punição verbal, 4)Ameaça de retirada de privilégios, 5)Ameaças religiosas ou fictícias, 6)Retirada de privilégios/Castigo, 7)Coação física. Como categorias das crenças maternas sobre a coersão estão: 1) Danos causados pela punição física, 2)Ineficácia da punição física, 3)Eficácia da punição física, 4)Justificativas religiosas para uso da punição física, 5)Sustentações emocionais para uso da punição física, 6)Limites para punição física, 7)Punição física justificada pelo comportamento da criança. Como categorias, por fim, sobre castigo encontram-se 1)Eficácia do castigo, 2)Limites para o castigo, 3)Ineficácia do castigo, 4)Castigo como alternativa para punição física, 5)Castigo como justificativa pelo comportamento da criança. A análise estatística foi dividida em estatística descritiva, teste de correlação e teste de médias.

Comentários do Prof. Leitor: A professora elogiou bastante a apresentação, comentando ter sido bastante detalhada, principalmente a revisão de literatura, colocando também a divisão em categorias como muito boa, porém com algumas falhas na redação, as quais não interferiam, contudo, no texto que estava muito bem escrito. Como principal crítica a professora apontou o uso do referencial teórico, o qual lhe parecia acessório. Para ela falta um "sentido" na maneira como o problema é formulado, e deu como sugestão a explicitação das razões das crenças, as quais devem ser reflexos epifenômenos das contingências. Sugeriu também uma melhora na análise dos dados, especificando como os dados da entrevista serão tratados (exemplo: como tratar repetições e quantidade de emissões?). Por fim fez uma breve crítica à escala em Hollshead (Não consegui pegar a escrita da forma correta), e às tentativas de correlacionar escores e médias.

Comentários do Prof. Orientador: A professora concordou com os comentários de Eulina e apontou que a articulação da Psicologia do Desenvolvimento com a Análise do Comportamento pelo Behaviorismo Radical é um grande desafio, porém incentiva essa relação e acredita muito no potencial do Orientando, colocando como mérito o trabalho com as entrevistas.


Grupo do projeto:

Bruna Improta
Maíra
Maria Luiza Prudente
Mariana Maracajá
Priscila Galvão
Sandro

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