quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Resumo - Seminário de Qualificação

Práticas educativas coercitivas em mães de diferentes níveis socioeconômicos

Data: 20/08/2008 Horário: 8:30
Mestrando: Paulo Henrique do Carmo
Prof. Leitor: Eulina Lordelo
Prof. Orientador: Patrícia Alvarenga


A pesquisa tem como tema os fatores relacionados ao desenvolvimento infantil, tomando o nível socioeconômico como fator relacionado às práticas coercitivas. Baseia-se no referencial da análise comportamental para estudar as crenças (entendidas como regras, estímulos discriminativos verbais), o controle por regras e as práticas parentais. O nível socioeconômico é tomado como variável preditora de práticas parentais, mas sem correlação direta com as mesmas. O estudo das conseqüências da coerção se justifica pelas divergências encontradas na literatura.
O objetivo da pesquisa é estudar o uso de práticas coercitivas em mães de diferentes níveis socioeconômicos, partindo da hipótese de que as mães de nível socioeconômico mais baixo apresentam práticas coercitivas com maior freqüência. Participaram do estudo 40 mães, entre 25 e 45 anos, com filhos de 5 e 6 anos, sendo 20 deles de uma escola pública da periferia e 20 de uma escola privada de Salvador. Utilizando a metodologia de uma pesquisa correlacional, tomou-se o nível socioeconômico como variável preditiva e as práticas e crenças das mães como variável predita. O procedimento consistia em apresentar um termo de consentimento, seguido da realização de entrevista sobre as práticas coercitivas e entrevista estruturada sobre as crenças, além de ficha de informações sócio-demográficas.
A estratégia de análise do conteúdo parte da identificação das unidades de análise, divididas em “práticas coercitivas”, “crenças sobre punição” e “crenças sobre o castigo”, subdivididas em diversas categorias de análise. Em seguida é realizada uma análise estatística, utilizando estatística descritiva, teste de correlação e teste de médias.

Comentários do Prof. Leitor: Eulina não poupou elogios à apresentação do mestrando, considerando-a “quase perfeita”, elogiando também a revisão de literatura, apontando apenas alguns erros de redação. Criticou o uso do Behaviorismo Radical no estudo de crenças, a compreensão das crenças como regras, de modo a recomendar uma revisão nesta utilização teórica. Considerou-a acessória, e afirmou que talvez não houvesse grande prejuízo em descartá-la. Fez também uma breve crítica à utilização da escala de Hollingshead (acredito que seja esse o nome da escala).
Comentários do Prof. Orientador: Patrícia concordou com todas as colocações de Eulina, manifestando-se grata por começar sua carreira de orientadora com um excelente orientando, motivo pelo qual encoraja os desafios de sua articulação da Análise do Comportamento com a Psicologia do Desenvolvimento e de dois níveis de seleção num mesmo estudo.

Nenhum comentário: