Resumo 02
Grupo de pesquisa: Ana Paula Plantier, Daniela Seifarth, Karina Neville, Roberta Reis, Uila Neri.
Data: 20/08 Horário: 10h30min
Mestrando: Vivian Volkmer Pontes
Prof. Leitor: Sônia Sampaio
Prof. Orientador: Ana Cecília Bastos
Significados de maternidade para mulheres com histórias de perdas gestacionais recorrentes.
Construído sobre os pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista o estudo proposto apresentou como objetivo geral investigar os significados construídos pelas mulheres acerca da maternidade após perda gestacional precoce e a recorrente repetição destas. Foram entrevistadas 10 usuárias em acompanhamento pré-natal em um ambulatório de Salvador, entre 27-40 anos, com escolaridade variando entre 1º grau incompleto e 2º grau também incompleto, pertencentes a extrato socioeconômico popular e com registro de 03 ou mais perdas gestacionais na sua história reprodutiva. As entrevistas narrativas foram utilizadas como via de acesso à subjetividade na pesquisa, delineada como estudo de casos múltiplos. Quanto à dimensão temporal, foi realizado um estudo transversal. Os dados foram analisados pelo método Análise de Conteúdo (Análise Categorial), a mestranda mencionou outra modalidade de análise – holística (?) – a qual não foi entendida como adequada ou suficientemente esclarecida no trabalho segundo avaliação do prof. leitor. O estudo utilizou como suporte teórico a Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, a fim de identificar e avaliar aspectos evolutivos relacionados ao contexto dos eventos das perdas gestacionais, considerando ser o ponto central da teoria uma análise multidimensional das interações do ambiente. A noção de transmissão cultural bidirecional enfatizada pela pesquisadora no decurso da apresentação é de fundamental importância para a perspectiva teórica na medida em que indica processos através dos quais é possível pensar tanto a construção do novo quanto a singularidade do sujeito. Ademais, o trabalho assume um importante papel de denúncia das condições emocionais e instrumentais as quais as usuárias são submetidas na medida em que alcança a relação médico-paciente apontando para a necessidade do estabelecimento de um diálogo mais empático entre o profissional de saúde a usuária e a sua rede de cuidados. Uma característica da pesquisa elogiada por leitor e orientador do projeto foi a escolha da metodologia de pesquisa que sugere uma tentativa da autora de se aproximar do cotidiano e se afastar das grandes narrativas, da impessoalidade.
Grupo de pesquisa: Ana Paula Plantier, Daniela Seifarth, Karina Neville, Roberta Reis, Uila Neri.
Data: 20/08 Horário: 10h30min
Mestrando: Vivian Volkmer Pontes
Prof. Leitor: Sônia Sampaio
Prof. Orientador: Ana Cecília Bastos
Significados de maternidade para mulheres com histórias de perdas gestacionais recorrentes.
Construído sobre os pressupostos teóricos da abordagem sociocultural construtivista o estudo proposto apresentou como objetivo geral investigar os significados construídos pelas mulheres acerca da maternidade após perda gestacional precoce e a recorrente repetição destas. Foram entrevistadas 10 usuárias em acompanhamento pré-natal em um ambulatório de Salvador, entre 27-40 anos, com escolaridade variando entre 1º grau incompleto e 2º grau também incompleto, pertencentes a extrato socioeconômico popular e com registro de 03 ou mais perdas gestacionais na sua história reprodutiva. As entrevistas narrativas foram utilizadas como via de acesso à subjetividade na pesquisa, delineada como estudo de casos múltiplos. Quanto à dimensão temporal, foi realizado um estudo transversal. Os dados foram analisados pelo método Análise de Conteúdo (Análise Categorial), a mestranda mencionou outra modalidade de análise – holística (?) – a qual não foi entendida como adequada ou suficientemente esclarecida no trabalho segundo avaliação do prof. leitor. O estudo utilizou como suporte teórico a Teoria Ecológica do Desenvolvimento Humano de Bronfenbrenner, a fim de identificar e avaliar aspectos evolutivos relacionados ao contexto dos eventos das perdas gestacionais, considerando ser o ponto central da teoria uma análise multidimensional das interações do ambiente. A noção de transmissão cultural bidirecional enfatizada pela pesquisadora no decurso da apresentação é de fundamental importância para a perspectiva teórica na medida em que indica processos através dos quais é possível pensar tanto a construção do novo quanto a singularidade do sujeito. Ademais, o trabalho assume um importante papel de denúncia das condições emocionais e instrumentais as quais as usuárias são submetidas na medida em que alcança a relação médico-paciente apontando para a necessidade do estabelecimento de um diálogo mais empático entre o profissional de saúde a usuária e a sua rede de cuidados. Uma característica da pesquisa elogiada por leitor e orientador do projeto foi a escolha da metodologia de pesquisa que sugere uma tentativa da autora de se aproximar do cotidiano e se afastar das grandes narrativas, da impessoalidade.
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