terça-feira, 19 de agosto de 2008

EXPERIÊNCIA INFRACIONAL E A MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: PRODUÇÃO DE SENTIDOS SUBJETIVOS EM ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADE

Mestranda: Joelma Oliveira da Silva
Orientador: Antônio Marcos Chaves

RESUMO:

A tese se propõe a analisar produções de sentido em adolescentes infratores privados de liberdade numa Unidade de internação para intervenções de caráter sócio-educativo. Visa poder subsidiar discussões e propostas para medidas preventivas e práticas sócio-educativas relacionadas ao adolescente infrator. Tem sua fundamentação analítica na psicologia de Vigotski –condição dialética, social e histórica- e Gonzalez Rey –produção de sentidos e valor subjetivo da experiência-. Possui uma análise galgada na dimensão lingüística, relacionando-a ao sentido subjetivo e apontando-a como recurso de expressão dos sujeitos. Sua metodologia é basicamente qualitativa, intensiva, de caráter exploratório e de casos múltiplos. Os dados coletados para análise foram entrevistas narrativas semi-estruturadas com adolescentes infratores.

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