Grupo de pesquisa: Ana Paula, Daniela, Karina, Roberta, Uila.
Data: 20/08 Horário: 8:30
Mestrando: Paulo Henrique do Carmo
Prof. Leitor: Eulina Lordelo
Prof. Orientador: Patrícia Alvarenga
Práticas Educativas Coercitivas em Mães de Diferentes Níveis Sócio-econômicos
O estudo tem como objetivo investigar o uso de práticas educativas coercitivas por mães de diferentes níveis sócio-econômicos (classe média e classe média-alta).
A metodologia da pesquisa consiste na participação de 40 mães, entre 25-40 anos, advindas de escolas públicas e privadas de Salvador, com filhos entre 5 e 6 anos, sendo 20 de cada sexo. A pesquisa foi definida como correlacional tendo como variável preditiva o nível sócio-econômico e variável predita as práticas educativas maternas e crenças educacionais. Os procedimentos empreeendidos serão a apresentação de um Termo de Livre Consentimento, a realização de entrevistas sobre as práticas educativas e outro acerca das crenças da eficácia da coerção e uma ficha de informações sócio-demográficas. Os ionstrumentos consistem em um roteiro de questões abertas para a investigação das práticas educativas utilizadas pelas mães e uma ficha para a coleta de dados como a profissão, estado civil, renda e nível de instrução das mães.
A estratégia de análise é a análise de conteúdo baseado nas unidades de análise práticas coercitivas e crenças maternas. Sendo consideradas as seguintes categorias de análise:
-das práticas maternas coercitivas:Punição física, Ameaça de punição física, Punição verbal, Ameaça de retirada de privilégios, Ameaças religiosas ou fictícias, Retirada de privilégios/Castigo, Coação física.
- das crenças maternas sobre a coersão estão: Danos causados pela punição física, Ineficácia da punição física, Eficácia da punição física, Justificativas religiosas para uso da punição física, Sustentações emocionais para uso da punição física, Limites para punição física, Punição física justificada pelo comportamento da criança. Como categorias,
-dos castigos da criança: Eficácia do castigo, Limites para o castigo, Ineficácia do castigo, Castigo como alternativa para punição física, Castigo como justificativa pelo comportamento da criança.
A análise dos dados terá como respaldo a análise estatística a partir da estatística descritiva, teste de correlação, teste de médias.
Comentários do prof. leitor: Elogios no que tange a revisão de literatura e aprentação. No entanto, apontou falhas na redação do projeto. Houve críticas também com relação à algumas questões conceituais ligadas ao Behaviorismo Radical principalmente com relação aos conceitos regra e crença. Sugeriu que fosse especificado como os dados serão tratados tendo em vista as diferenças na quantidade do discurso dos sujeitos.
Comentários do prof. orientador: Concordou com algumas objeções do professsor leitor. Embora sua preocupação diga respeito ao desafio de se articular os conceitos da Análise Experimental do Comportamento com a Psi. do Desenvolvimento, tendo em vista, também, uma inovação por parte do mestrando ao fazer uma pesquisa que vai correlacionar a ontogênese e a cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário