quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Seminario de Qualificação

Tema: Trabalhador Comprometido x Obediente, Explorando os Limites Conceituais e Empíricos entre os Construtos.
Mestranda: Eliana Edington(?)
Prof leitor: Sonia Gondim

Objetivo Geral: Identificar limites conceituais e empíricos entre os construtos “comprometimento organizacional” e “consentimento”.
Pelo que entendi, tendo como base teórica os enfoques sociológicos e psicológicos sobre o tema na literatura, contrapondo e conciliando os pontos mais importantes destes dois enfoques.

Entre os Objetivos Específicos: Construir uma escala para avaliar os construtos citados, identificando suas possíveis dimensões.

Metodologia: Uma primeira etapa teórica, de revisão da literatura, visando a definição e delimitação dos construtos objetos da pesquisa.
Depois, uma segunda etapa empírica, envolvendo a construção de um instrumento de pesquisa, um questionário fechado, escala Likert, mais entrevista. Segundo entendi este questionário foi construído com base em instrumentos pré-existentes, entre eles: Escala de consentimento, Escala de comprometimento; Escala de comprometimento Normativo.

Participantes: Trabalhadores com vínculo formal empregatício, em diferentes contextos organizacionais e categorias ocupacionais.

Análise e tratamento dos dados: Análise fatorial PAF. Tratamento quantitativo, regressão linear hierárquica.

Resultados: Segundo entendi, após realizar a análise fatorial dos construtos consentimento e comprometimento, comparou resultados obtidos nos itens do questionário divididos em 3 fatores constitutivos dos construtos em questão, analisando sua carga fatorial. Com base nesta análise, concluiu que a análise fatorial do construto consentimento aponta para maior complexidade deste do que é abordado na literatura.

Comentários da Profª leitora Sônia Gondim:

Demonstração cuidadosa dos dados, fácil leitura.
Descompasse da parte empírica, com a parte teórica/conceitual, conceitos não claramente demarcados. Buscar maior demarcação conceitual.
Esclarecer melhor a justificativa da pesquisa, caso se trate de um problema conceitual, esclarecer o problema conceitual que fundamenta a pesquisa .
Se for realmente focar nesta discussão conceitual, tomar cuidado, para melhor definição dos conceitos, citando respectivos autores. Aprofundar mais na parte teórica a diferenciação dos 2 construtos(comprometimento e consentimento) para poder justificar melhor a pesquisa empírica.
“Enfoque psicológico não aborda suficientemente o conceito comprometimento organizacional em todas suas dimensões, logo, o trabalho propõe-se a preencher esta lacuna. Mas não está claro, convincente que você conhece, domina estes conceitos. É preciso primeiro parar e rever melhor os conceitos, aprofundar trabalho conceitual.”

Grupo: Gerusa Córdova, Elídio Almeida, Fábio Santos, Susana Rebouças, Sizelmar..

Nenhum comentário: