domingo, 21 de setembro de 2008

Seminário de qualificação

Equipe: Alexandre, Amanda, Andayê, Jamile, Lhaís, Nelma.

TEMA:Representação Social de Pessoas com Diagnóstico de Doença Crônica acerca da Enfermidade Crônica
MESTRANDA: Aline Tonheiro Palmeira
PROF°: Antônio Marcos Chaves


OBJETIVOS:
Geral: Investigar quais são os elementos que compõem as representações sociais da enfermidade crônica em sujeitos diagnosticados com doença crônica.
Específicos:
Identificar e analisar como cada sujeito organiza a sua experiência de enfermidade crônica, destacando os elementos subjetivos dessa construção;
Identificar e analisar elementos que são socialmente compartilhados acerca da doença crônica e da enfermidade crônica que compõem este último fenômeno e que estão presentes no discurso dos sujeitos da pesquisa;
Sistematizar as relações existentes entre a experiência individual e os componentes sócio-culturais presentes nos discursos estudados, compondo o campo das representações sociais.
MARCO TEÓRICO: Teoria das Representações Sociais (Moscovici)
DELINEAMENTO METODOLÓGICO: Estudo descritivo, abordagem qualitativa e análise do discurso a partir da construção de narrativas gravadas e depois transcritas de oito participantes com diagnóstico de doença crônica (dor crônica e insuficiência renal crônica).
RESULTADOS: Os participantes fazem uma separação temporal entre as suas vidas antes e após a doença. Falam a respeito das limitações de ser um portador de doença crônica, da dificuldade de continuar desempenhando os papéis que desempenhava antes e da necessidade de se adaptar à nova condição. Um outro aspecto temporal presente na doença crônica é a presença constante da enfermidade e a insegurança em relação ao futuro.
As relações familiares são estabelecidas e organizadas a partir do adoecimento de um dos membros.
Os aspectos da doença apresentados são: permanência da doença, a incapacidade que ela traz, a irreversibilidade das alterações patológicas, a necessidade de cuidados específicos e a importância do tratamento para controle da doença e de seus sintomas.

Nenhum comentário: